6.05.2010

Um simples modo de visão.

    [...]Pois estaria alí , sentado em um banco da praça, um simples idoso ou quem sabe apenas um simples mendigo, meus olhos já não conseguiam mais os distinguir e com minhas pernas cansadas lentamente me dirigi até aquele ser que continuava sentado naquele sujo e velho banco da praça e quando me aproximava cada vez mais, meus olhos cansados pelo tempo e meus movimentos lentos, arrastados e cansados pela idade fui destinguindo que se tratava de um velho mendigo que estava a fumar seu cachimbo e por apenas educação lhe disse um breve "olá"e talvez aquele tenha sido um dos poucos atos de bondade que eu já havia feito em toda minha vida, escurecida pelo trabalho, a falta de tempo pela minha família que lutei tanto para poder sustentar e lhes dar conforto e percebi que somente alí diante de um mendigo que eu estava sendo cordial pois o "tempo'' que nunca tive estava já me sobrando pelo fato da juventude superar a experiência e como resultado meu emprego, tudo aquilo que lutei tinha chegado ao fim.
    Mas foi quando aquele breve ''olá'' repercurtiu nos ouvidos do velho que usava maltrapilhos foi quando vi um simples, meigo e verdadeiro sorriso, e ao querer saber a raão daquela tamanha felicidade, ele simplesmente me disse:
   - Sois aqueles que vês seu interior e não seu exterior marcado pela opinião e crítica de todos. Pois diante de toda uma sociedade, são e serão mínimos aqueles que pararem para me dar um olá ou apenas um sorriso, e este sorriso lhe será recebido com gratidão. [...]
    E ao ver quão sábio podia ser aquele velho, resolvi parar e conversar. Sei que este relato possa estar sem sentido, ou simplesmente monótono e sem graça, cada um tem uma visão das coisas, contudo, são poucos aqueles que és pelo que és, não maracado pelo casual padrão que a sociedade o regula a ser, e quem sabe talvez você veja que sempre olhamos para os bem afeiçoados pois os julgamos seres 'superiores' daqueles que são maltrapilhos ou 'diferentes' do padrão da sociedade.
    E se você continua achando isto aqui muito chato e monótono, espero quem sabe um dia você se dedique ao menos a intender isto, pois sábios são "aqueles que vês seu interior e não seu exterior marcado pela opinião e crítica de todos", e se você dizer a si mesmo que são bobagens apenas ditas por um mendigo, um maltrapilho à margem da sociedade, talvez você um dia pare e veja que podes ser aquele simples mendigo ou um ser de alto escalão em seu alto cargo na sociedade, basta apenas como você enxergará isto, de um lado ou do outro sempre escolheremos algo, o bonito e o feio, o certo e o errado, o simples e o fácil, ou muitas outras escolhas, das quais você irá tomar, mas que ao sorrir para um simples mendigo ou enxergar o mundo de como ele realmente é, não há definição, um lado ou outro, será apenas o caminho do qual devíamos todos tomar, mesmo que tortuoso, mas grandes sábios dizem que dos caminhos mais tortuosos nascem as mais belas recompensas e sábios serão aqueles que os seguirem, de um modo totalmente particular sem se preocupar aos olhos de todos, simplesmente caminhar naquela estrada trilhada pelo seu verdadeiro ser e não aquele tachado por aqueles que vivem ao seu redor.
                                    Hudson Roberto

Um comentário: